Como a disciplina nos
ensinou a prática inclusiva não diferencia os alunos nas atividades que se
realizam em sala de aula . Escolhemos então como práticas de ensino duas
atividades que fazem a integração de todos os alunos da sala de aula, onde os
alunos conseguem trabalhar a cooperação, a solidariedade e o reconhecimento da diferença existente entre as pessoas.
Prática 1:
Apresentando o Golbol aos
alunos:
O Golbol é um jogo praticado por atletas cegos ou de
pouca visão, onde o objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do
adversário, os jogadores reconhecem a aproximação da bola através do som. O
Golbol foi o primeiro desporto criado exclusivamente para deficientes visuais.
Nesta atividade podemos
integrar a pessoa com problemas visuais no esporte,se houvesse a presença de
cadeirantes, poderíamos integrá-lo sem problema nenhum pois o esporte se
desenvolve sentado no chão, se houvesse
pessoas surdas as mesmas entram no jogo obtendo a função de júri e de auxilio
dos outros que estão vendados.
Para realização da
atividade em nossas turmas precisamos de uma bola, uma sacola que servirá como
recurso para fazer barulho na bola, lenços para vendar os olhos dos alunos, e
espaço físico para realizar a atividade.
Os alunos são divididos
em dois times, um em cada lado da quadra
ou do pátio, os alunos são vendados, o professor vai orientando os alunos a se
posicionarem na quadra ou pátio, os alunos se posicionam no chão, aqui não
seguiremos as regras do jogo a risca, já que pela a regra são três jogares que
jogam de cada lado da quadra. O jogo consiste em lançar a bola com os olhos
vendados e tentar fazer o gol no outro time.
Os alunos ao realizarem
esta atividade trabalham com o medo de não conseguirem enxergar e nota-se
claramente a solidariedade a proteção entre eles para conseguirem realizar a
atividade.
Como
prática de ensino propomos um
relaxamento com os alunos sentados em círculos onde a professora vendará um dos
alunos e um outro virá a sua frente,o aluno vendado através do toque deverá
tentar descobrir quem é o colega que esta tocando. Após todos os alunos participarem a professora
conversara com eles sobre as diferenças que existe entre as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário