terça-feira, 9 de outubro de 2012

Práticas



Como a disciplina nos ensinou a prática inclusiva não diferencia os alunos nas atividades que se realizam em sala de aula . Escolhemos então como práticas de ensino duas atividades que fazem a integração de todos os alunos da sala de aula, onde os alunos conseguem trabalhar a cooperação, a solidariedade e o  reconhecimento da diferença  existente entre as pessoas.
Prática 1:
Apresentando o Golbol aos alunos:
O Golbol  é um jogo praticado por atletas cegos ou de pouca visão, onde o objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário, os jogadores reconhecem a aproximação da bola através do som. O Golbol foi o primeiro desporto criado exclusivamente para deficientes visuais.
Nesta atividade podemos integrar a pessoa com problemas visuais no esporte,se houvesse a presença de cadeirantes, poderíamos integrá-lo sem problema nenhum pois o esporte se desenvolve sentado  no chão, se houvesse pessoas surdas as mesmas entram no jogo obtendo a função de júri e de auxilio dos outros que estão vendados.
Para realização da atividade em nossas turmas precisamos de uma bola, uma sacola que servirá como recurso para fazer barulho na bola, lenços para vendar os olhos dos alunos, e espaço físico para realizar a atividade.
Os alunos são divididos em dois times,  um em cada lado da quadra ou do pátio, os alunos são vendados, o professor vai orientando os alunos a se posicionarem na quadra ou pátio, os alunos se posicionam no chão, aqui não seguiremos as regras do jogo a risca, já que pela a regra são três jogares que jogam de cada lado da quadra. O jogo consiste em lançar a bola com os olhos vendados e tentar fazer o gol no outro time.
Os alunos ao realizarem esta atividade trabalham com o medo de não conseguirem enxergar e nota-se claramente a solidariedade a proteção entre eles para conseguirem realizar a atividade.

Como prática de ensino  propomos um relaxamento com os alunos sentados em círculos onde a professora vendará um dos alunos e um outro virá a sua frente,o aluno vendado através do toque deverá tentar descobrir quem é o colega que esta tocando. Após  todos os alunos participarem a professora conversara com eles sobre as diferenças que existe entre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário