terça-feira, 9 de outubro de 2012

Glossário




Acessibilidade - Entendemos por acessibilidade o acesso ao meio edificado(chegar aos lugares,entrar nesses lugares e poder utilizar todas as suas dependências),a comunicação e a informação.Não nos referimos apenas a rampas para cadeirantes,mas a criação de um  meio físico para todos independente da sua situação física,sensorial ou psicológica,proporcionando assim que todos se sintam confortáveis em usufruí-lo.Podemos incluir nesse grupo não apenas os portadores de necessidades especiais com incapacidade temporária ou permanente,mas também gestantes,mães com carrinho de bebê,idosos,obesos etc.
Autismo-O autismo faz parte de um grupo de síndromes chamado de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID),ele afeta a capacidade de comunicação,de socialização e de comportamento.

Cadeirante - Segundo o dicionário , cadeirante é o nome que se dá a pessoa com algum tipo de deficiência física que usam cadeira de rodas para se locomover e segundo o Wolfgang, é a pessoa que sofre a ausência da sensibilidade das pernas, ou então, da amputação das mesmas, por conta de algum problema físico ou mental, se tornando dependente da cadeira de rodas para se locomover.
No Brasil, segundo o IBGE, existem, mais de 45 milhões de brasileiros (23,9% da população) possuem algum tipo de deficiência física no Brasil – o órgão não especifica quantos são cadeirantes e o IBGE também traz um dado alarmante no país  somente 4,7% das vias urbanas contam com rampas para cadeirantes, segundo a pesquisa nenhuma cidade possui todas as ruas próprias ao transito de cadeirantes o que dificulta muito a vida desta população, que trava uma verdadeira batalha pelo direito de ir e vir garantido pela nossa constituição. A cidade brasileira que quase alcança o nível de acessibilidade é Jaguaribara, no Ceara, lá 75,5% das ruas e avenidas da cidade têm os acessos para cadeirantes. Um bom exemplo que deve ser seguido por outras cidades brasileiras.

Deficiência Visual - Deficiência visual é a perda ou redução da capacidade de enxergar em ambos os olhos, em carácter definitivo, não sendo suscetível  de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.
Entre os deficientes visuais, existem os portadores de cegueira e os de visão subnormal. As causas da Deficiência Visual podem ser congênitas, ou seja por glaucoma congênito, amaurose congênita de Leber, malformações oculares, , catarata congênita ou adquirida por traumas oculares, catarata, degeneração senil da mácula, glaucoma, problemas decorrentes da hipertensão ou diabetes.
Podemos identificar a deficiência visual logo nos primeiros momentos  de vida mas simples atitudes nos ajudam a notar mais claramente, se acriança não responde a estímulos luminosos, é um sinal de alerta para que os pais procurem orientação de como agir.
Os Deficientes Visuais no Brasil em 2004, chegaram a cerca de 4 milhões de pessoas. Estes dados são apresentados pelo projeto pequenos olhares. do Conselho Brasileiro de Oftalmologia já os dados do Censo mostram que no Brasil existam aproximadamente 128.000 cegos no Brasil ( cerca de 0, 075%) pelo censo de 2000,como o censo 2010 foi desenvolvido pelos mesmo critério que o anterior acredita-se que os dados não sejam coerentes.

Disfunções Psicomotoras – Estão incluídos nos distúrbios psicomotores,as dispraxias e a instabilidade psicomotora.É caracterizado por perturbações no esquema corporal,leva a confusões espaciais,rítmicas,distúrbios na coordenação dos movimentos e equilíbrio.Está dividido em:Debilidade psicomotora,Instabilidade psicomotora,Inibição psicomotora,lateralidade cruzada e imperícia.
Diversidade - Indica conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade.

Epilepsia – É uma desordem mental,NÃO é uma doença mental.É caracterizada por uma disfunção temporária de um grupo de células do cérebro que se manifesta por descargas excessivas e anormais.O cérebro deixa de funcionar normalmente por aproximadamente 1 ou 2 minutos enviando sinais incorretos ao restante do corpo dando inicio as crises.
Inclusão escolar – É o processo de inclusão nas escolas dos portadores de necessidades especiais que anteriormente eram excluídos desses ambientes,não se trata apenas de uma simples interação física dos alunos em sala de aula,pois exige uma mudança de atitudes e de mentalidade diante das diferenças e diversidades.
Sala de recursos - As salas de recursos multifuncionais são espaços escolares em que realiza o atendimento educacional especializado aos alunos que apresentam  necessidades especiais,nestes espaços desenvolve-se  um trabalho centrado nas potencialidades dos alunos que não segue a risca os modelos pedagógicos  que muitas vezes ,promovem a exclusão destes alunos no processo educativo.São espaços organizados com materiais didáticos pedagógicos,equipamentos e profissionais com formação especializada para a realização do atendimento especializado.
O atendimento realizado deve levar em conta as diferentes áreas do conhecimento, as atividades que complementam e suplementam o currículo escolar e os princípios que norteiam  a organização destas salas  partem da ideia de que todos,independentemente de apresentarem ou não necessidades especiais te o direito de desenvolverem-se emocionalmente,cognitivamente e socialmente.

TDAH – Hoje é considerado um transtorno psiquiátrico.O aluno portador desse transtorno é o estereotipado “bicho carpinteiro”,”tá com pulga na cueca”.O camarada não consegue se concentrar nas atividades da aula,apresenta atividade corporal acima do considerado normal.Há tratamento através de medicamentos e terapia psicológica.



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