sábado, 15 de setembro de 2012

Analisando o filme Procurando Nemo.Dory e o TDAH.



O filme Procurando Nemo nos traz uma boa perspectiva da inclusão social de portadores de necessidades especiais. Vários de seus personagens tem algum tipo de deficiência, inclusive o personagem tema do filme: Nemo.
O filme começa na segurança da Grande Barreira de Coral, onde Marlin e Coral um casal de peixe-palhaço observam sua ninhada com muito amor e fazem planos para o futuro dos bebês.No entanto,essa ninhada é atacada por um predador,e Coral na tentativa de defende-los acaba morrendo também.Quando Marlin acorda e percebe o que aconteceu fica muito triste,mas encontra um único sobrevivente:Nemo.
Depois da tragédia que vitimou quase toda a sua família Marlin se torna um pai superprotetor,fato esse agravado pelo fato de seu filho ter nascido com deficiência em uma de suas nadadeiras.Nemo é agitado,impulsivo,destemido (características típicas de TDAH), deixando seu pai em estado de alerta constantemente.Marlin tenta protegê-lo a todo instante e recusa-se a deixa-lo ir para a escola,no entanto é obrigado a ceder.
Em sua primeira aula,Nemo não se contém e extrapola os limites impostos pelo professor(outro sintoma de TDAH)e sai da segurança dos recifes e corais se arriscando em mar aberto.Marlin desespera-se quando vê Nemo em situação de risco quando percebe a aproximação de um barco,ele  grita com Nemo mandando que retorne ao recife,mas em demonstração de rebeldia(ato de impulsividade=TDAH) além de afastar ainda mais,toca no barco sendo repentinamente capturado por um mergulhador.
Inicia-se assim a busca desesperada de Marlin...
Ele tenta nadar até o filho, mas perde-o de vista,quando tudo parece perdido encontra Dory,uma simpática peixinha que sofre de "perda de memória recente".Dory outra típica TDAH  é desatenta,desastrada,esquecida,sonhadora,agitadíssima.É Dory quem incentiva Marlin durante todo o tempo:Continue a nadar,continue a nadar...
Enquanto Marlin desbrava o oceano,Nemo encontra-se em um aquário de um dentista em Sidney,onde conheceu vários amigos entre eles Gil que após sofrer um acidente também possui uma deficiência em uma nadadeira.Há também Bubbles um peixe alucinado por bolhas ele fica completamente maluco quando as vê no ar,vive isolado,só aparece quando surgem as bolhas(Um caso leve de Autismo?Isolamento,interesse restrito a  um único foco. Sugere-se que sim)e também um camarão que não tem o nome mencionado durante todo o filme aficionado por limpeza(TOC?) e não esquecendo o peixe que teme germes(outro caso de TOC?).
Em sua odisseia Marlin encontra três tubarões vegetarianos entre eles está Chum um tubarão hiperativo que está tentando controlar sua vontade por comer peixes e tem um anzol preso no seu focinho.Dory e Marlin passam por diversas aventuras até chegar a Baía de Sidney,suas aventuras ganham fama até chegar a Nemo pela boca de Nigel um pelicano que decide os ajudar nesse reencontro.Encorajado por Gil,Nemo põe em ação um plano de fuga.
Enquanto isso,Marlin discute com Dory e lhe diz que é melhor que ela siga seu próprio caminho.Ela então diz pede que Marlin não a deixa sozinha e que ele foi a única pessoa que conseguiu ficar por tanto tempo com ela(típico do TDAH:algo muito comum entre os que sofrem desse transtorno é o constante medo da rejeição e baixa auto estima).
No final,depois de muitos obstáculos pai e filho se reencontram graças a ajuda de Dory.

Nenhum comentário:

Postar um comentário