Pai cria sistema para tablet que dá 'voz' à filha com paralisia cerebral
Gustavo Ribeiro | Tecnologia | 20/07/2012 15h49

O sistema dá 'voz' a crianças e adultos impossibilitados de se comunicar e permite que eles expressem sentimentos, emoções e desejos corriqueiros. A manipulação é bem simples e o próprio programa vai conduzindo o usuário de acordo com suas necessidades particulares. Um gesto de amor que se tornou uma prova de generosidade: a licença para utilização do aplicativo é totalmente gratuita.
Carlos contou ao SRZD que a inspiração para criar o Livox surgiu quando conheceu um rapaz nos Estados Unidos, com a mesma doença de Clarinha, que utilizava um tablet para se comunicar. "O caso dele era bem mais grave que o de Clara, mas isso não o impedia de se comunicar com sua família. Procurei diversas empresas que fazem esses programas, mas nenhuma delas tinha interesse em criar uma versão em nosso idioma. Então eu mesmo decidi criar um software que permitisse a comunicação com a minha filha em Português".

- Jovens prodígios criam aplicativo que facilita reciclagem na cidade
Enquanto conversava com o SRZD, o autor da tecnologia estava de viagem para João Pessoa, onde iria instalar o sistema para diversas famílias. Ele trabalha em uma clínica de fisioterapia que ajudou a desenvolver o Livox e afirmou a eficiência dos resultados.
"Os resultados têm sido maravilhosos. Primeiro pela praticidade e facilidade de usar o software. Segundo pelo fato de o Livox efetivamente ‘falar’, então a impressão que dá é que ele é a ‘voz’ do paciente. Temos pessoas com esclerose laterial amiotrófica, por exemplo, que escolheram os itens que deveria haver em seu tablet com Livox, exemplo: ‘Verifique meu balão de oxigênio’, ‘Por favor, me mude de posição na cama’, etc. Antes era muito difícil ou quase impossível para essas pessoas se comunicarem de forma adequada".
A vida de Clarinha tornou-se outra depois que a novidade passou a fazer parte de sua rotina. Segundo o pai, a menina hoje pode ser avaliada corretamente na escola e fazer suas escolhas com maior autonomia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário